quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sem mencionar o PNE, Dilma falou sobre tudo e não disse nada sobre educação




Há poucas horas a presidenta Dilma Rousseff fez o seu primeiro pronunciamento à nação após assumir o cargo. Acima está disponível o vídeo.


Aproveitando a abertura do ano escolar, a Chefe de Estado brasileira discorreu sobre educação.

Como todo pronunciamento, especialmente por ser o primeiro, o discurso foi  relativamente vago e não apresentou verdadeiros compromissos.

A presidenta - que tem tentado aliar sobriedade e respeito à liturgia do cargo com firmeza de posição - optou por fazer um discurso genérico, pouco inovador, que clamou por maior atenção e mobilização pela educação de qualidade, prioridade à valorização dos profissionais do magistério e mais investimentos públicos no setor.

Falou ainda sobre o equivocado Programa Nacional de Acesso a Escola Técnica (Pronatec), a verdadeiramente relevante importância do Plano Nacional de Banda Larga para a melhoria da qualidade do ensino - especialmente estratégica para a reforma do ensino médio - e asseverou que o governo irá corrigir os erros do Enem e Sisu.

Em síntese, a presidenta Dilma falou muito, mas não disse o essencial: que tramita no Congresso Nacional o PL 8035/2010 que trata do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011/2020. A missão desse instrumento legal é estabelecer metas e estratégias capazes de tornar realidade o discurso da presidenta.

Foi uma falha grave, que pode significar, no mínimo, a baixa relevância dada ao PNE pelo Governo Federal. Ainda que a proposta do Executivo Federal peque por timidez perante às necessidades educacionais brasileiras, o PNE como instrumento é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino no país e será primordial para a correção das inequidades educacionais brasileiras. Ficou a dúvida se essa incompreensível ausência foi motivada por uma baixa interlocução entre o Ministério da Educação e a Presidência da República. Algo precisa ser explicado.


No fim, a presidenta Dilma buscou encontrar um lugar para educação dentro de sua real (e acertada) prioridade: erradicar a miséria. Contudo, expressou o óbvio incompleto: a educação é uma ferramenta ao desenvolvimento, ao combate a miséria. É antes um direito constitucional e fundamental! E insistir nisso não pode, nem deve, parecer preciosismo... 


Esse primeiro pronunciamento também serviu para a presidenta divulgar sua marca, ou slogan, de governo: "Brasil - país rico é país sem pobreza". É um bom mote. No entanto, a impressão que ficou é que a ação federal na educação permanecerá desarticulada e mais tímida do que a necessidade do país. E - sem saudosismo - ainda prefiro o "Brasil: um país de todos", slogan anterior...

19 comentários:

  1. Eu vi parte do pronunciamento e por uma lapso imaginei que estava ainda em outubro de 2010... trololó eleitoral.

    ResponderExcluir
  2. O que muito me espanta é que o Congresso e o MEC estão discutindo esse novo PNE como se fosse o primeiro. Não foram cumpridas cerca de 70% das metas do PNE anterior e nada se falou a respeito. Não houve uma avaliação do Ministério da Educação para averiguar as causas do descompasso entre o que o governo se propôs a fazer (eram metas pouco ambiciosas, importante lembrar)e o que efetivamente aconteceu. Não adianta ficar redigindo plano atrás de plano se eles não passam de cartas de intenções. Seria preciso garantir reais condições (inclusive orçamentárias) para a efetivação do plano e, depois, fazer minuciosa avaliação passado o período de vigência de cada um. Não me parece que Haddad esteja muito interessado em ir nessa linha.
    Priscila Simões

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo comentário, Edu.

    Priscila, faço suas minhas palavras! E vamos construir um #PNEpraVALER!

    ResponderExcluir
  4. A presidenta Dilma demonstrou a que veio, no tocante a educação quando deu continuidade a política anterior do MEC, deixando o então Ministro Fernando Haddad, sujeito de boa presença, bom discurso, um tecnocrata que está preocupado em diagnosticar a situação da educação, o que é muito bom, mas não tem demonstrado preocupação semelhante em resolver, de fato os mecanismos que causam os problemas: a frágil política orçamentária para a educação. Sem fonte financeira não tem como melhorar a educação do país. O novo PNE parece mais um novo golpe do governo brasileiro, só que agora tem-se a defesa de que ele foi elaborado com a participação da sociedade civil ( uma nova estratégia dos governos para legitimar as políticas de caráter mínimo). A estratégia parece ser a seguinte: chama-se a sociedade para participar do processo de elaboração das políticas, mas apresenta uma proposta, que em sua superfície denuncia a participação da sociedade e, na essência perdura a força política do Estado cujo governo continua sendo burguês, com discurso popular.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, infelizmente, há muita verdade no que você argumenta. A sociedade civil precisa rever sua participação nesses processos, como as Conferências. Isso é um fato. Mas há conquistas também. Contudo, reafirmando, estamos distante do ideal. E precisamos criar estratégias de mudar esse jogo.

    ResponderExcluir
  7. Belo post. Sou petista e discordo um pouco, mas cansei do Haddad. #ChegaDilma

    ResponderExcluir
  8. Texto duro, hein! Mas eu também queria que a Dilma falasse do PNE!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, professor. Um dia vou saber defender o governo batendo duro nele, que nem você faz. É um talento. Mas é isso ai, Dilma foi mal mesmo.

    ResponderExcluir
  10. #ForaHaddad fraco! #SeTocaDilma!

    ResponderExcluir
  11. Que belo post. Preciso! Achei pelo Google. E já estou seguindo o Blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Nao vai falar nada sobre o Ronaldo?

    ResponderExcluir
  13. Tenho acompanhado você pelo Twitter. Acompanho também o trabalho da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Parabéns, pela coerência, garra e, principalmente, qualidade técnica. Falta isso na sociedade civil. Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal!
    Em primeiro lugar, agradeço os comentários. Aproveito e respondo alguns deles:
    1) Caro Ernesto, não defendo o governo batendo nele. Defendo o que deve ser defendido, critico o que creio que deve ser criticado. Em educação há muita coisa que discordo. Desde Lula.
    2) Não faço manisfesto contra ou a favor de Haddad. Isso é menor para o campo da educação. Há méritos na gestão dele. Há erros também. Mas o post era sobre Dilma. O que me preocupa é ela não ter citado o PNE. Isso é grave.
    3) Não falarei sobre Ronaldo, mas lamento a aposentadoria dele. Como corinthiano e como fã do futebol-arte.
    4) Obrigado a todos. Um blog se faz com interação, qualquer que seja.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Daniel,
    Entendo sua crítica à falta de menção ao PNE e tenho uma dúvida: como mobilizar a população em torno desse projeto? É fato que, nas ruas, pouca gente (quase ninguém) sabe do que se trata.
    Tendo como base esse ponto, entendo a estratégia política de não falar de um assunto como esse no primeiro pronunciamento. De fato, a volta às aulas é muito mais significativa no cotidiano das pessoas.
    Não sei se um pronunciamento na TV consegue ter o caráter pedagógico de ensinar o que é o PNE. Pode ser que tenha. No entanto, mesmo sem essa menção, acho simbólico tratar da Educação na primeira fala em rede nacional.
    Um abraço,

    Joana

    ResponderExcluir
  16. Olá Joana, concordo com vários pontos colocados por você.
    Eu creio que a população deve ser mobilizada por meio de pontos específicos do PNE. É preciso materializar o que significa aprovar 10% do PIB, por exemplo. Basicamente, teremos escolas melhores, professores mais motivados e uma educação com mais qualidade.
    Sobre não mencionar o PNE, acho mesmo errado não mencionar. Dilma poderia dizer que tudo o que ela se comprometeu irá ser viabilizado por meio de um plano. Isso seria verdadeiro e de fácil compreensão para todos.

    ResponderExcluir
  17. Paragraph writіng is alsо a fun, if you bе acquaintеԁ
    with afterwаrd you can ωritе if not іt iѕ difficult to ωrite.


    my sіte :: payday loans

    ResponderExcluir