quarta-feira, 20 de julho de 2011

A remuneração por mérito está suspensa em NY

Estou de férias, então não irei traduzir os textos (o que faria com prazer, mas não agora...). Contudo, não posso me furtar a divulgar um (interessante!) fato, com o qual me deparei. Fazendo pesquisa para um possível projeto de doutorado acabo de encontrar uma curiosa - mas não inesperada - notícia: o prefeito Bloomberg suspendeu o programa de remuneração de professores por mérito na cidade de Nova York.

Há vários links bons, mas recomendo dois 'posts' noticiosos, um publicado no bom 'Huffpost Education' e outro no 'EducationNext':


"Merit-Based Teacher Bonuses Have Little Effect On Student Performance, New York Ends Incentives Program", link: http://www.huffingtonpost.com/2011/07/18/merit-based-teacher-bonus_n_901679.html


"Study provides evidence that the New York City bonus program did not lead to marked gains in student achievement", link: 


Quem tiver sem tempo, pode ler uma rápida notinha do WNYC:

"Teacher Bonus Program Is Ineffective, Study Shows", link:



Como ensina aquela hashtag no Twitter: #ficaAdica. Ou melhor, "fica a dica" para os bons jornalistas da educação fazerem boas matérias, para os bons gestores atentos e dedicados avaliarem essa idéia que tem ganhado relevo na opinião pública brasileira, aos bons sindicalistas que vêem o sucateamento da profissão do magistério e precisam enfrentá-la com argumentos, ... mas... principalmente, #ficaAdica para os copiadores de más idéias de plantão... especialmente aqueles que ao invés de valorizarem a política pública educacional, querem melhorá-la primordialmente com atalhos como a remuneração por mérito.

Bom... voltando às férias... e ao meu possível futuro projeto de doutorado... lá vou eu querendo misturar ciência política e educação com um pouquinho de teoria dos conjuntos, lógica e representação matemática (a rainha das ciências!)... Eita!

12 comentários:

  1. Caramba! Quanto tempo... fazia falta seus posts. Ainda aguardo sua dissertação de mestrado. Publique mais, mesmo de férias!
    Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Um pergunta: você não desiste da teoria dos conjuntos?
    Preciso das classificações que você fez na sua dissertação, por isso preciso em meio eletrônico.

    ResponderExcluir
  3. Grande Pedro!
    Estou em uma infinita revisão da minha dissertação. Insisto na 'teoria dos conjuntos' sempre! Quando a matemática estava uma bagunça, foi essa teoria quadradinha quem deu um pouco de rigor e organização à rainha das ciências. Como falta organização classificatória na Ciência Política, pela proliferação infinita e profícua de atores políticos, toda ferramenta que ajuda a organizar a casa é bem-vinda.

    ResponderExcluir
  4. Ah, Pedro... uma idéia: vamos marcar um Skype? Ai nos conhecemos virtualmente e conversamos sobre tudo. Abração!

    ResponderExcluir
  5. Sou contra todas estas tecnologias performativas que invadem os nossos sistemas sociais e fiquei feliz com a notícia.

    Entretanto fiquei pensando: o que vão ser feitos com estes $56.3 milhões(que inclui $21 million em fundos privados)? Será que eles vão permanecer no sistema educacional? Ou estão querendo "economizá-los" e vão aproveitar muito bem esta "desculpa científica"?

    Jair Jonko Araujo

    ResponderExcluir
  6. Boa pergunta, Jair.
    Conhecendo um pouco o perfil administrativo de Bloomberg, creio que vão aproveitar a desculpa.
    Mas pôr em xeque a remuneração por mérito é uma boa notícia. Concordo contigo.

    ResponderExcluir
  7. olá daniel, o livro da diane ravitch tem toda uma explicação do modelo e de sua falha. é muito bom, claro, e vem de uma pesquisadora de respeito que apoiava esse tipo de iniciatva. fala inclusive do modelo de NY.
    http://www.amazon.com/Death-Great-American-School-System/dp/0465014917

    tel

    ResponderExcluir
  8. Olá Tel, obrigado pela dica.
    Vou procurar.
    Beijo,
    Daniel.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é muito bom. EStou no cap. 8 e dá uma panorama muito interessante e que ajuda a pensar todas as coisas que estão acontecendo na rede municipal e estadual do RJ.
    Esse livro da RAvitch já está traduzido para o português.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel
      Creio que você não está mais de férias, certo?
      Diante de todo esse quadro de greve, manifestações e reivindicações que estamos passando em alguns estados, com destaque para a Educação do Rio de Janeiro, não seria possível se permitir aquele prazer e traduzir os links que você sugeriu?!
      O que você acha?
      Ótimo para confrontarmos está ideia medíocre, tacanha da meritocracia na educação.
      Que na verdade é a aprovação automática disfarçada e estimula a fabricação de falsos indicadores de desempenho dos alunos.
      No aguardo
      Beijos
      Val

      Excluir
    2. Olá Val, escreverei sobre esse assunto no meu novo espaço no UOL, na segunda-feira, inclusive por ocasião do Dia do Professor.

      Excluir