quarta-feira, 20 de julho de 2011

A remuneração por mérito está suspensa em NY

Estou de férias, então não irei traduzir os textos (o que faria com prazer, mas não agora...). Contudo, não posso me furtar a divulgar um (interessante!) fato, com o qual me deparei. Fazendo pesquisa para um possível projeto de doutorado acabo de encontrar uma curiosa - mas não inesperada - notícia: o prefeito Bloomberg suspendeu o programa de remuneração de professores por mérito na cidade de Nova York.

Há vários links bons, mas recomendo dois 'posts' noticiosos, um publicado no bom 'Huffpost Education' e outro no 'EducationNext':


"Merit-Based Teacher Bonuses Have Little Effect On Student Performance, New York Ends Incentives Program", link: http://www.huffingtonpost.com/2011/07/18/merit-based-teacher-bonus_n_901679.html


"Study provides evidence that the New York City bonus program did not lead to marked gains in student achievement", link: 


Quem tiver sem tempo, pode ler uma rápida notinha do WNYC:

"Teacher Bonus Program Is Ineffective, Study Shows", link:



Como ensina aquela hashtag no Twitter: #ficaAdica. Ou melhor, "fica a dica" para os bons jornalistas da educação fazerem boas matérias, para os bons gestores atentos e dedicados avaliarem essa idéia que tem ganhado relevo na opinião pública brasileira, aos bons sindicalistas que vêem o sucateamento da profissão do magistério e precisam enfrentá-la com argumentos, ... mas... principalmente, #ficaAdica para os copiadores de más idéias de plantão... especialmente aqueles que ao invés de valorizarem a política pública educacional, querem melhorá-la primordialmente com atalhos como a remuneração por mérito.

Bom... voltando às férias... e ao meu possível futuro projeto de doutorado... lá vou eu querendo misturar ciência política e educação com um pouquinho de teoria dos conjuntos, lógica e representação matemática (a rainha das ciências!)... Eita!