quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A polêmica do novo Enem

No domingo, no meio do clássico majestoso (Corinthians X São Paulo), recebi uma ligação do diário Correio Braziliense. Pediram uma avaliação minha do Enem 2010. Dei minha opinião, transformada em artigo. Fora o título - eu teria escolhido outro -, a redação ficou boa e fiel à minha opinião. Como não tenho tido muito tempo para alimentar esse blog, reproduzo abaixo o texto...

ENEM 2010 - Palavra do especialista
Correio Braziliense - 8/11/2010

Uma boa ideia mal executada*

"A nova concepção do Exame Nacional do Ensino Médio, esse Enem que pretende se tornar a principal porta de entrada para a universidade pública no Brasil, já é soberana e já conseguiu ser aceita — tanto por parte dos alunos quanto das instituições. Mas isso não vai se concretizar se erros de gestão graves como os que ocorreram na primeira edição do exame já no novo modelo, em 2009, e ocorreram novamente, na atual edição, persistirem."

"Para o fortalecimento dessa concepção vitoriosa, esses erros não podem voltar a ocorrer de forma alguma. É preciso salientar que os problemas verificados em 2009, como o vazamento de provas, são maiores que os problemas ocorridos nesta edição. Independentemente da diferença entre eles, considero ambos graves. Tais falhas, se repetidas em edições posteriores, podem derrubar a ideia de um Enem forte, baseado numa prova de raciocínio e unificada."

"É importante que nada ameace a nova concepção do Enem, porque ele representa, da forma como foi idealizado, uma boa notícia para os jovens. Facilita a construção do projeto de vida do estudante, a ideia do ingresso na universidade. O Enem também é uma estratégia interessante, não a única nem a mais importante, de fortalecer o ensino médio no Brasil — uma etapa considerada desinteressante por grande parte dos alunos em que a evasão atinge níveis recordes."

"Por tudo isso, é preciso que o governo federal se empenhe em um planejamento correto para evitar qualquer erro como os que ocorreram até aqui na aplicação do Enem. Além de provocar frustração de alunos e falta de confiança por parte das instituições, as sucessivas falhas colocam em risco esse novo Enem que pode, se bem executado, representar inúmeros benefícios a alunos, universidades e à educação brasileira de uma forma mais ampla."

* Como disse, prefiro outro título: "A concepção do novo Enem precisa ser preservada". É mais fiel à minha opinião.